segunda-feira, 24 de novembro de 2008


Homenagem a Candeia - RJ TV You Tube (veja!)
http://www.youtube.com/watch?v=idZk1oDbRzs&feature=related
Poucos e muitos o conhecem.
http://socandeia.blogspot.com/
Verdadeiro poeta e ser humano. Lindas letras e lindas canções (Machado, Drummond, Mário, Caetano e Chico. Tens aí um grande companheiro, não?).
"Sou o adeus de quem parte pra quem a vida é pintura sem arte (...)
Não, não basta ter inspiração,
Não basta fazer uma linda canção
Pra cantar samba se precisa muito mais,
Samba é lamento, é sofrimento, é fuga dos meus ais"
Candeia nos deu palavras, fina arte e ainda assim o desconhecemos.
Veja o filme, ouça a música, fique de olhos abertos. (fantásticos sambas de domingo, e de todos os dias. Obrigado, Mestre Jair!)
Candeia, lançou a Escola de Samba Quilombo que lutava contra o que as "Escolas" de hoje se tornaram.
As escolas seriam o embrião de líderes brasileiros nas comunidades mais carentes de esperança.
Embrião do povo organizado, com lazer, prazer e educação. Melhoria de si.
Hoje, se tornaram o palco do patrocinio instantaneo e dos holofotes para a "gente bonita".
Poderiam ter ajudado no aumento da auto-estima mas apenas reforçam tudo que já está aí.
Leia mais, tenha a Quilombo como a sua segunda escola favorita!
A segunda no coração, a primeira na mente!
Deu no Fantástico! http://www.youtube.com/watch?v=QUQzrn-508E
“Estou chegando. Venho com muita fé. Respeito mitos e tradições, (...) busco a liberdade, não admito moldes (...) minhas portas estão abertas, mas entre com cuidado. Aqui todos podem colaborar, mas ninguém pode imperar (...) Não quero títulos, não almejo glórias. Faço questão de não virar academia, tampouco palácio. Eu sou o povo.(...)”, diz o manifesto de fundação da Escola.
Eis o visionário:
http://www.flordelotus.net/Candeia/sobreCandeia.asp
"Candeia estava descontente na Portela.
Em documento para o presidente da Escola Carlos Teixeira Martins feito por ele, por André Motta Lima, Carlos Sabóia Monte, Cláudio Pinheiro e Paulo César Batista de Faria – em 11 de março de 1975 dizia:
“Escola de samba é povo em sua manifestação mais autêntica. Quando se submete a influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo. Essas influências externas sobre as escolas de samba provêm de pessoas que não estão integradas no dia-a-dia das escolas. Não é mais possível continuarem os integrantes da escola sem acompanhar de perto tudo que se passa na Portela”.
E apontava uma série de sugestões, como a necessidade da Portela assumir posição de defesa do samba autêntico, que não foram sequer discutidas."
Veja o filme!

Nenhum comentário:

Os homens invisiveis do Brasil

Às
vezes andando nas ruas de Copacabana, me sinto como um fantasma.

Estou ao lado das pessoas, mas percebo que sou uma incômoda presença. Quase os atravesso, q

<>

Cidadãos de bem, velozes, em suas avenidas mentais. O último tênis, o último corte de cabelo, estão apenas cuidando de si. Ilhas e ilhas.

Ah, como queira que aquele menino com suas bolas de tênis nos surpreendesse com a sua habilidade no saibro. Gugas negros.

Somos milhões. E somos etéreos como o ar, por que como maioria, apenas assim podem nos ser indiferentes. Não pesamos quase nada ( e somos milhões!), nos adaptamos a quaisquer situações ("nós faz tudo dotô!).

Cidadãos de bem. Vejo milhares passarem por mim, e mesmo tendo cumprido um verdadeiro roteiro de cinema eu não estou aqui.

Me olho no espelho da vitrine da loja da esquina. Muito jovem, nem mesmo eu me vejo na minha novela das oito.

Afinal quantos protagonistas negros eu já havia visto?

Um segundo, um milímetro e agarro aquela bolsa, dou um piparote naquele guarda, dou um aú e uma rasteira naqule velhinho. Ah, um arrastão! Um mar como eu, em disparada, algazarra, que meninada!

Mais uma vez quase desisto de tudo. Estou descumprindo o papel que está tatuado em minha pele. Sou um marginal. O fato de estar em condicional não altera o meu crime.